Tribunal Supremo da República de Moçambique

Celebração do Dia Internacional dos Arquivos

No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Arquivos, 09 de Junho, a Direção da Documentação, Edição Judiciária e Biblioteca do Tribunal Supremo, organizou um ciclo de palestras, nas instalações do Tribunal Supremo, no dia 10 de Junho de 2024, sob o lema: “gestão e preservação de documentos de arquivo rumo a era digital”.

A sessão de abertura foi dirigida pelo Secretário-Geral dos Tribunais Judiciais, Jeremias Alfredo Manjate, e contou com a presença da Directora da Documentação, Edição Judiciária e Biblioteca do Tribunal Supremo, Denise Catarina, entre quadros do Tribunal Supremo e outros convidados.

Participantes no ciclo de palestras que assinalaram a celebração do dia internacional de arquivos

 

O Secretário-Geral dos Tribunais Judiciais, Jeremias Alfredo Manjate, no seu discurso de abertura, anotou que nos dias que correm, grandes desafios resultam das tecnologias de informação e comunicação, onde se o arquivo era essencial físico, hoje caminha-se paulatinamente para o digital, e esta evolução encontra a sua justificação no lema escolhido para estas celebrações: “gestão e preservação de documentos de arquivo rumo a era digital

O Secretário-Geral dos Tribunais Judiciais anotou que se colocam grandes desafios aos tribunais, que se lidam com papeis constituídos em processos judiciais.

A Directora da Documentação, Edição Judiciária e Biblioteca do Tribunal Supremo, Denise Catarina, na sua intervenção, apontou que a tónica presente é a digitalizar, informatizar, automatizar arquivos, todavia, a informatização e digitalização carecerem de medidas básicas que garantam que os documentos impressos estejam antes organizados e bem preservados.

Apontou, na sua intervenção, que 2023 foi o ano em que uma atenção especial foi dedicada à consolidação das bases para a implementação de um sistema informático de gestão dos documentos de arquivos nos tribunais judiciais.

Doravante, anotou que se coloca ao Tribunal Supremo, o desafio da escolha da ferramenta que permitirá a informatização do acervo arquivístico e a implantação dos arquivos dos tribunais judiciais, em unidades bem organizadas fisicamente, que contribuam na preservação da memória institucional e o acesso à informação.

Foram abordados importantes temas, designadamente, “Sistema Nacional dos Arquivos do Estado”, “Gestão de Documentos – Um Olhar para a Destinação e Arquivamento de documentos”, “Destinação de Documentos de Arquivo.

Refira-se que o dia 09 de Junho foi escolhido Dia Internacional de Arquivos, pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos, em 2007, data da criação, pela UNESCO, em 1948, do Conselho Internacional de Arquivos. Em Moçambique, a data é celebrada desde 2012.

Veja também: Conteúdos relacionados